Ponto crítico - q

Posted: terça-feira, 27 de abril de 2010 by Crítico in
14

Dia 26/04/2010. Nesta data foi realizada a prova de Língua Portuguesa do município do Rio de Janeiro. Fui espectador de uma determinada turma (3° ano), de uma determinada escola, meu contrato não permite que eu fale a respeito, por isso, inauguro este blog em anonimato.

A questão que gostaria de levantar é o quanto a prova é mal formulada. Foram quinze questões de múltipla escolha, porém observei em três diferentes situações em que existiam pelo menos duas respostas corretas. Os alunos concluíram a prova, e a professora e eu fomos corrigí-las (Os alunos permanecem em sala enquanto o professor corrigi a prova, sem um estagiário, o professor acaba corrigindo a prova ao tempo em que controla a turma – um herói(a). Quinze questões de interpretação de texto e fiquei chocado ao ver uma aluna que ainda não sabe ler obtendo quatorze acertos. Das três uma: ela aprendeu a ler nesse curto momento de tempo (vai ver a pressão da prova causou o insight), ela colou de outra menina que também errou a mesma questão que ela ou a esta aluna chuta que é uma beleza (provavelmente, quando ninguém tiver vendo, vou pedir pra ela marcar aleatoriamente um jogo da sena pra mim). Agora eu me pergunto: de que adianta quatorze acertos se ela não leu absolutamente nada?! Enfim...

A prova se mostrou uma ilusão completa, ela só cria estatísticas para a Secretaria de Educação, esta instituição que nem a capacidade de elaborar uma prova sem questões dúbias teve. Gostaria de levantar, também, uma observação que fiz ao fim do ano de 2009, quando novamente sofri o impacto ao ver que a prova do 4° bimestre estava com 80% das questões repetidas do 3° bimestre!

Noto que não há uma preocupação se o aluno atingiu os objetivos ou não, mas sim, a possibilidade dele gerar bons números estatísticos. A desvalorização da profissão de professor é mais que visível diante dessas situações em que se encontram essas pessoas que dedicaram sua vida ao ensino...

Sempre ouvi que o professor não quer/não trabalha, quando na realidade, eu deveria ouvir alguns professores não querem/não trabalham. Pode ser que exista algum caso de profissional relapso, sou apenas uma pessoa, e trabalho como estagiário em apenas uma escola, e felizmente, não me deparei com tais “profissionais”, ainda bem...

Att,
X da questão.

14 comentários:

  1. Bom, eu não tenho contrato com ning, so.... Todas essas coisas já são vistas há um bom tempo, mas parece que se intensificou nos últimos tempos. Conheço prof. da rede municipal que são obrigadas, repito OBRIGADAS, a repetir notas de alunos para que eles possam passar de ano. Isso pq não precisamos chegar no ponto de que questões múltipla escolha de INTERPRETAÇÃO de texto?????? AS interpretação é de quem??? enfim... Gostei do blog! Adoro polêmicas hahahaha

  1. Angel says:

    Vamos reformular a Educação, por favor? Mas tipo, grifem o reformular, ok? Só isso.

  1. Anônimo says:

    Desgostoso demais ver pessoas humildes que mal ou bem trabalham para pagar ipostos que são investidos da menor maneira possível na área de estudo, que futuramente os filhos deles precisarão/precisam. E não só somente a classe baixa quanto à nós mesmos da classe média. Um absurdo deixarmos fazerem isso com a renda do Governo. Os governantes acham que quem estuda lá dentro não vê tal tipo de coisa, o deleixo e força de vontade na educação do Estado/Município? Vêem, se sentem injustiçados e por falta de oportunidads não podem fazer as críticas e apelarem pela melhoria como estamos fazendo agora. Dá revolta e muito raiva mesmo, sou prova viva, pois após alguns problemas na minha vida tive que passar a estudar na rede Pública do Rio de Janeiro e é pura decadência mesmo! Dá tristeza ver certo desleixo com essa parte da população que depende deles.

  1. É nítido o desleixo do governo para com a educação. é uma pena que crianças que não saibam ler ou escrever se formem desse jeito. é tudo uma questão de política. quem têm dinheiro para pagar uma boa escola, talvez estude e seja alguém na vida. as crianças cujo os pais não têm condições de pagar por uma boa escola, têm de se contentar em ser pequenas para sempre. esse é o grande lance. é interessante pra política que haja pessoas cada vez mais 'ignorantes' (no melhor dos sentidos) para que assim fiquem alienados e eles permaneçam no poder.

  1. D. says:

    Vai ser difícil mudar essa realidade de uma vez. Então por que não tentamos mudar aos poucos? Se o aluno tivesse um mínimo de interesse no aprendizado já ajudaria MUITO. Mas.... comolidar, né, Márcia?
    Adorei o blog. :*

  1. Pra vc ver como nossO Pais é Um pais desenvolvido...agora ela ta errada?Ta nada ta mais q certa...se agente nao tem qm ajude...pq qm passo ela de ano nao foi ela msm nem ah mae dela...entao fiao CERTA ELA TEM MAIS Q SE VIRAR MSM...BOM O BLOG xD

  1. Lamentável como a política do "tapar o sol com a peneira" funciona no Rio de Janeiro, o mais é engraçado é que agora, no período de campanha, esses números serão jogados para a população!

  1. putz! que merda! já tive alguns exemplos assim quando ia com minha mae trabalhar (ela é professora). Alias, as vezes eu corrijo as provas que ela aplica, apenas questoes de de complete ou multipla escolha...já li cada coisa. :/

    mas se vc puder, pede ela pra marcar o bilhete da mega sena pra mim ;)

  1. Kira says:

    Os responsáveis por isso realmente não querem saber se os alunos aprenderam ou não. O importante é ter uma boa estatística pra ser apresentada na hora da campanha eleitoral.

    Acho que esse é outro motivo pra pensar na hora de escolher o candidato

  1. Há várias pessoas e orgãos culpados disso, é complicado dizer por onde deveria começar a mudar. No entanto, a educação é base para a transformação da vida de alguém mesmo que algumas pessoas não acreditem nisso. E eu me pergunto, como uma pessoa no 3º ano, não sabe ler e chegou até ai?

  1. NoxFlame says:

    É uma coisa que li dia desses: Quer tranzar? o governo da camisinha. Engravidou? tem o bolsa familia. Foi preso? auxilio financeiro. Agora, o que o governo faz por quem quer estudar???

  1. Mortinha says:

    Pois é, isso me faz lembrar a questão que todo mundo levantou ano passado quando criaram o "Novo Enem" pra facilitar a entrada de alunos nas universidades. Por que ao invés de sempre facilitar as coisas, eles não melhoram a educação lá do início né? Tem muito professor que não quer trabalhar, mas também tem muito professor que quer! Basta só ter iniciativa pra mudar isso tudo... E que venham as eleições! haha

  1. Unknown says:

    Nossa,q coisa louca
    por isso q eu não vou fazer concurso público pra professor
    a única coisa q o Governo quer é criar estatística,msm
    pq educação não é pra população de baixa renda,é o q eles pensam.Só querem um bando de idiotas que trocam cesta básica por voto em época de Eleição
    Um absurdo!
    Descaso com os proficionais da educação

  1. Unknown says:

    Muito boa a crítica, até pq ninguém melhor pra falar do que uma pessoa que está vendo o sistema precarizado que está o ensino...
    Faltam-me palavras para expressar a minha idignação como aluna de letras e que um dia me tornarei professora e também serei mais uma que estará nesse sistema, porém com toda força de vontade e coragem para muda-lo!